SAÚDE

HFASP recebe visitas de cães treinados como apoio terapêutico aos pacientes internados

Durante a ação, os animais percorreram as Unidades de Internação e proporcionaram uma interação mais próxima aos pacientes
Publicada em: 26/02/2024 17:33
| Atualizada em: 26/02/2024 17:33
Imprimir
Fonte: HFASP, por Tenente Sunemi
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu, no dia 19/02, animais da Instituição Patas Therapeutas - cães treinados para terapias assistidas aos pacientes internados. Durante a ação, os animais percorreram as Unidades de Internação e proporcionaram, aos pacientes que desejaram, uma interação mais próxima.

Eliana Ezequiel da Cruz, filha da paciente Mariana Ezequiel, falou sobre a ação. “As visitas dos bichinhos têm sido importante para ela, estimulando sua interação. Ela já era habituada a conviver com animais e isso tem sido fundamental para seu bem-estar e desenvolvimento”, afirmou.

A Tenente Terapeuta Ocupacional Adriana Cardoso Rodrigues, membro da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do hospital, participou da ação e comentou sobre os benefícios. "A presença dos Patas Therapeutas em nossa unidade sempre traz felicidade. Testemunhamos pacientes que sorriram pela primeira vez desde o início de sua internação; idosos, antes sonolentos e desatentos, agora estão envolvidos em afagos aos nossos nobres visitantes; o efetivo expressando gratidão pelos preciosos momentos de alegria e, por último, muitos pedidos por mais visitas como essa", contou a Oficial.

A ação faz parte de um projeto da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do HFASP que visa a melhorar a qualidade de vida e contribuir com a saúde emocional dos pacientes.

Patas Therapeutas

A Patas Therapeutas é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atua com Intervenções Assistidas por Animais (IAA) em hospitais, residências de idosos e abrigos de crianças, tendo como missão oferecer os benefícios dos efeitos da convivência com animais às pessoas com diversas patologias ou mesmo sem. Os animais que participam das ações passam por rígidos critérios comportamentais e de saúde para estarem aptos a realizar as visitas.

A IAA é fundamentada na sensibilidade, concentração e socialização, podendo ser usada como ferramenta de apoio na saúde pública para auxiliar no processo de reabilitação de crianças e de idosos institucionalizados, com potencial para melhorar as condições de vida e superar o estado geral de inatividade.

Fotos: HFASP